segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Tumba Junçara



O Tombeci é o terreiro de nação angola mais antigo da Bahia, segundo Esmeraldo Emetério Santana, no livro Encontro de Nações do Candomblé, de 1981, assim, todos os candomblés de angola da Bahia são filhos ou netos-de-santo de Maria Neném.
Tumba Junçara foi fundado em 1919 em Acupe, na Rua Campo Grande, Santo Amaro da PurificaçãoBahia, por dois irmãos de esteira cujos nomes eram: Manoel Rodrigues do Nascimento (dijina: Kambambe) e Manoel Ciriaco de Jesus(dijina: Ludyamungongo), ambos iniciados em 13 de junho de 1910 por Maria Genoveva do Bonfim, mais conhecida como Maria Nenem (Mam'etu Tuenda UnZambi, sua dijina), que era Mam'etu Riá N'Kisi do Terreiro Tumbensi, casa de Angola mais antiga da Bahia. Kambambe e Ludyamungongo tiveram Sinhá Badá como mãe-pequena e Tio Joaquim como pai-pequeno.

Tumba Junçara foi transferido para Pitanga, no mesmo município, e depois para o Beiru. Após algum tempo, foi novamente transferido, para a Ladeira do Pepino nº 70, e finalmente para Ladeira da Vila América, nº 2, Travessa nº 30, Avenida Vasco da Gama (que hoje se chama Vila Colombina) nº 30 - Vasco da Gama, SalvadorBahia.
Na época da fundação, os dois irmãos de esteira receberam de Sinhá Maria Nenem os cargos de Tata Kimbanda Kambambe e Tata Ludyamungongo. Manoel Ciriaco de Jesus fez muitas lideranças de várias casas, como Emiliana do Terreiro do BogumMãe Menininha do GantoisIlê Babá Agboulá (Amoreiras), onde obteve cargos. Tata Nlundi ia Mungongo teve como seu primeiro filho de santo (rianga) Ricardino, cuja dijina era Angorense.
Com a morte de Manoel Rodrigues do Nascimento(Kambambe), que assumira sozinho a direção do Tumba JunçaraManoel Ciriaco de Jesus(Ludyamungongo) assumiu a direção até sua morte, a qual ocorreu em 4 de dezembro de 1965.
Com a morte de Manoel Ciriaco de Jesus (Ludyamungongo), assumiu a direção do Tumba Junçara a Sra. Maria José de Jesus (Deré Lubidí), que foi responsável pelo ritual denominado Ntambi de Ciriaco, juntamente com o sr. Narciso Oliveira (Tata Senzala) e o sr. Nilton MarofáDeré Lubidí era Mam'etu Riá N'Kisi do Ntumbensara, hoje situado à Rua Alto do Genipapeiro - Plataforma, SalvadorBahia, e de responsabilidade do sr.Antonio Messias (Kajaungongo).
Em 13 de dezembro de 1965, após o ritual de Ntambi, Maria José de Jesus (Deré Lubidí) passa a direção do Ntumbensara para Benedito Duarte (Tata Nzambangô) e Gregório da Cruz (Tata Lemboracimbe), e em ato secreto é empossada Mam'etu Riá N'Kisi do Tumba Junçara.
Maria José de Jesus (Deré Lubidí), em 1924 recebeu o cargo de Kota Kamukenge do Tumba Junçara, e em 1932, o cargo de Mam'etu Riá N'Kisi. Em 1953 fundou oNtumbensara, na Rua José Pititinga nº 10 - Cosme de FariasSalvadorBahia, que em 18 de outubro de 1964 foi transferido para o Alto do Genipapeiro. 
Com o falecimento de Deré Lubidí, assumiu a direção do Tumba Junçara a Sra. Iraildes Maria da Cunha (Mesoeji), nascida aos 26 de junho de 1953 e iniciada em 15 de novembro de 1953, permanecendo no cargo até o presente momento. O Terreiro Tumba Junçara está em processo de tombamento desde 2009.

11 comentários:

  1. Eu kiangunze ia mukongo fico grato e feliz por pertencer ao n'danji Tumba Junsara e ser filho de Tata Sajemi kia Lemba, fui iniciado nesta inzo em 01/12/12.
    Makuiu

    ResponderExcluir
  2. EU TATA KAMBONDU KAYASIMBE ESPERO ENCONTRAR AQUI PESSOAS E COMENTÁRIOS QUE AJUDEM O CRESCIMENTO DE NOSSA RELIGIÃO.

    ResponderExcluir
  3. Sabe, sou muito grato por conhecer essa linda inzo que lemba colocou em meus caminhos e tudo começou da seguinte maneira:
    Eu conheci uma filha do pai sajemi na internet, nossa nobre e estimada irmã Lembaromin, sempre conversávamos por msn / Orkut e até que ela me chamou para ir a inzo lemba bojinan junsá pois o pai iria fazer uma oferenda ao nkisi dele.
    Pois bem, encontrei com a irmã e fomos para a inzo. Quando cheguei na inzo, foi uma sensação diferente, criei um apego, energia maravilhosa, enfim, me senti em casa. Fui apresentado ao pai e senti aquela paz e nisso meu padrinho kaiasimbi só me olhando de longe não indo muito com a minha cara, rsrs.
    Começamos a conversar, criamos laços, e hoje não os tenho apenas como família de santo e sim como fazendo parte da minha família de sangue.
    Meu pai carnal que vinha a ser meu pai de santo, não estava bem de saúde, estava com Cancêr no fígado, o pai nos deu todo um suporte, teve vezes que fomos em um hospital juntos aonde se fazia cirurgia espiritual, enfim, o pai sajemi sempre dando suporte.
    10 de maio de 2010, Nzambi chamou meu pai para fazer moradia lá em cima junto com ele e mais uma vez o pai sajemi e meu padrinho kaiasimbi dando um suporte no dia do enterro.
    Em momento algum fiquei abandonado e encontrei uma outra família, pessoas dignas, sinceras, certas e o melhor de tudo, humilde.
    Como sempre digo, coincidência não existe, eu fui confirmado sendo o Xikarangoma da inzo de Lemba e hoje volto para uma inzo de Lemba....
    Só tenho a agradece!!!!!
    Tata Obalumbi

    ResponderExcluir
  4. CADA DIA Q PASSA SÓ TENHO Q AGRADECER POR FAZER PARTE, DESSA FÁMILIA, DA INZO LEMBA BOJINAN JUNSÁ, PRINCIPALMENTE AGRADECER A MEU NKISE LEMBA MOXI,POR TE POSTO NA MINHA VIDA ESSA PESSOA ÍNTEGRA MARAVILHOSA Q AMO TANTO TATA SAJEMI (MEU PAI), EU COM MEUS 36 ANOS DE SANTO, SÓ TENHO Q DIZER OBRIGADA MEU TATA EU TE AMO!!!!!!!!!!! N'GUSU KANDANDU

    ResponderExcluir
  5. Ola, sou novo na religião, a casa que estou nos sempre estamos nos atualizando para a cultura bantu a raiz dela e tumba junçara, se alguém poder me ajudar sobre livros e apostilas por favor me enviem por e-mail jgoggi18@gmail.com obrigado!.

    ResponderExcluir
  6. EU SOU TATETU DE NKISI "INCODIAMAMBO" FILHO DE "MULUNDERY" E NETO DE CIRIACO "NLUNDIAMUNGONGO" E BISNETO DE "TUENDA UNZAMBI"MARIA NENEN.SOU HERDEIRO DA CASA DE MINHA SAUDOSA MÃE MULUNDERI NO QUAL MUDEI A INZO DA VILA SÃO LUIZ PARA SARACURUNA D. DE CAXIAS ONDE HOJE ESTÁ SE TRANSFORMANDO NUMA GIGANTESCA CASA DO IMENSO AXÉ TUMBA JUNSARA.QUE NZAMBI UNTALA A TODOS DO ASÉ.QUE MEU PAI TANGOAVANGO DE CAMINHO A TODOS.VIVA O CANDOMBLÉ !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Makuiu! Eu, Edmilson de Souza (Kamugongo), kutala do Unzó Gunzô Katulemborasimbé, Delegado da Promoção e Igualdade Racial de SAJ, Aluno do Curso de Bacharelado em Serviço Social, fiscal da FENACAB (Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro) da qual sou afiliado, filho de Santo do Senhor Antonio Ribeiro da Paixão (Taata Ria Nkise Saranrandú) conhecido pelos mais velhos do Terreiro Tumba Jussara onde foi iniciado como DOTOR. Venho através de o presente solicitar dos meus parentes de Santo mais velhos e mais novos também, uma cinge-la contribuição: - Estor recuperando a roça herdada pela minha vó biológica Mameto Ria Nkise Katulembá e preciso de fotos dos fundadores da nossa raiz e sucessores, para fazer a galeria de fotos e assim contribuir para a divulgação da historia de nossa nação, se poderem ajudar segue meu endereço: kamugongo@hotmail.com, edmilson102@hotmail.com e edinegobom@gmail.com ou Rua “E”, número 80, Bairro São Paulo, Santo Antonio de Jesus- Bahia Cep 44.573-580.
    ATENÇÂO!
    Pode ser através do reembolso postal ou eletrônico, informe-me a despesa e eu pagarei.
    Sr. Roberto Barros Reis (Taata Ria Nkise Kimbanda – Kimunda)
    Srª . Maria Genoveva do Bonfim (Mam’etu Tuenda dya Nzambi), conhecida como Mª Neném
    Sr. Manoel Rodrigues do Nascimento (Taata Ria Nkise Kambambe)
    Sr. Manoel Ciriaco de Jesus (Taata Ria Nkise Ludiamungongo),
    Srª . Maria José de Jesus (Mam’etu Ria Nkise Lubidi), conhecida como Deré Lubidi
    Sr. Benedito Duarte (Taata Ria Nkise Nzambango)
    Sr. Gregório da Cruz (Taata Ria NkiseLambarasimbi)
    Srª . Iraildes Maria da Cunha (Mam’etu Ria Nkise MesoAngi)

    ResponderExcluir
  8. Makuiu! Eu, Edmilson de Souza (Kamugongo), kutala do Unzó Gunzô Katulemborasimbé, Delegado da Promoção e Igualdade Racial de SAJ, Aluno do Curso de Bacharelado em Serviço Social, fiscal da FENACAB (Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro) da qual sou afiliado, filho de Santo do Senhor Antonio Ribeiro da Paixão (Taata Ria Nkise Saranrandú) conhecido pelos mais velhos do Terreiro Tumba Jussara onde foi iniciado como DOTOR. Venho através de o presente solicitar dos meus parentes de Santo mais velhos e mais novos também, uma cinge-la contribuição: - Estor recuperando a roça herdada pela minha vó biológica Mameto Ria Nkise Katulembá e preciso de fotos dos fundadores da nossa raiz e sucessores, para fazer a galeria de fotos e assim contribuir para a divulgação da historia de nossa nação, se poderem ajudar segue meu endereço: kamugongo@hotmail.com, edmilson102@hotmail.com e edinegobom@gmail.com ou Rua “E”, número 80, Bairro São Paulo, Santo Antonio de Jesus- Bahia Cep 44.573-580.
    ATENÇÂO!
    Pode ser através do reembolso postal ou eletrônico, informe-me a despesa e eu pagarei.
    Sr. Roberto Barros Reis (Taata Ria Nkise Kimbanda – Kimunda)
    Srª . Maria Genoveva do Bonfim (Mam’etu Tuenda dya Nzambi), conhecida como Mª Neném
    Sr. Manoel Rodrigues do Nascimento (Taata Ria Nkise Kambambe)
    Sr. Manoel Ciriaco de Jesus (Taata Ria Nkise Ludiamungongo),
    Srª . Maria José de Jesus (Mam’etu Ria Nkise Lubidi), conhecida como Deré Lubidi
    Sr. Benedito Duarte (Taata Ria Nkise Nzambango)
    Sr. Gregório da Cruz (Taata Ria NkiseLambarasimbi)
    Srª . Iraildes Maria da Cunha (Mam’etu Ria Nkise MesoAngi)

    ResponderExcluir
  9. JOÃO CARLOS CARVALHO MIRANDA ,26 de JUNHO de 2015 13:01
    Makuiu! Eu, João Carlos Carvalho Miranda (Sibouamim),Associação Instituição Centro de Cultura Afro do Baixo Sul da Bahia e Filias , Matriz: Unzó Nkisi Samba Kaiala Roxe Burungunzo ua Nzanbe Sara em Valença/Ba , 1ª Filial : Unzó Nkisi Moitumba Sara em Santa Inês/Ba , 2ª Filial : Unzó Nkisi Kaiala Roxe ua Nzanbe Sara em Cairu/Ba , entidade que chegou ao Baixo Sul da Bahia em 1978 onde na região não existia casa de Matriz Africana só Gira de Caboclo e Umbanda , com a implantação da 1ª casa de Matriz Africana de Angola por me , após o recebimento do meu Sakafonan , enfrentei por vários tempos perseguição de seguimento oposto do candomblé como a Umbanda e casa que cultuava Caboclos , derrubarão a construção do meu tempo duas vezes , tive de erguer tudo de novo , perseguição política da época , com todas as dificultas enfrentar comecei a fazer meus primeiros barcos de muzenza=azenza , onde foi cada vez aumentando a confiança da comunidade local e regional que acabei plantando ,regrando , zelando e defendendo a raiz e águas de TUMBA JUSSARA que se alastrar para todo Baixo Sul da Bahia , hoje reconhecida como a 1ª Raiz de axê de candomblé que aqui chegou enraizou e esta com o nome na historia, foi iniciado no Terreiro Inzó Nganba Gongobila pelo Tat ' Etu ua Nikisi Sararandu conhecido como DOUTOR , José Antonio Ribeiro da Paixão , mediante de desentendimento foi forçado a procurar minhas raízes e meus mais velhos , foi quando , QUATUPOMJIRA , JIJAL , DAKAI , meu Pai NOCA de JACO , me aconselhou ir atrás de minha avo DERE LUBIDI que residia na Ladeira do Pepino , Vasco da Gama , Vila America , Salvador/Ba , o que tomou conta de me juntamente com MÃE BEBE , MÃE IRAILDES , KOTA ELZA , TATA ETELVINO (DOUGI ) , o qual encontro ate hoje com minha mãe IRAILDES MARIA CUNHA ( MESEOJI ) , sou o PRESIDENTE DA AICCABSB e COORDENADOR REGIONAL DA ASSOCIAÇÂO BRASILEIRA DE PRESERVAÇÂO AFRO AMERIDIA " AFA " DO BAIXO SUL , SUL , ESTREMO SUL DA BAHIA E VALE DO JEQUIRIÇA , sou FILIADO a " AFA " . Venho através de o presente solicitar meus parentes de Santo mais velhos e mais novos também, uma contribuição para que posso terminar de completar nossa galeria onde contamos toda nossa historia e dos nosso ancestrais- Estou recuperando a roça devido os estragos causados pela solicitação da área para desapropriação pelo GOVERNO FEDERAL do Projeto PAC , através da EMPRESA ANDRADE GALVÃO , para uma construção de uma praça na comunidade da MUTA - BOLIVIA - VALENÇA/Ba , o qual ficou no poder dos mesmo por 03 anos devolvendo agora em estado precário e sendo restaurado por me e filhos , netos , bisnetos , tataranetos e amigos a minha pessoa e ao próprio templo que hoje é um março religioso de candomblé mais velho de VALENÇA e todo BAIXO SUL DA BAHIA , com um numero de 358 iniciados ( feitos ) entre vivos e mortos e preciso de fotos dos fundadores da nossa raiz e sucessores, para fazer a galeria de fotos e assim contribuir para a divulgação da historia de nossa nação, se poderem ajudar segue meu endereço: Email: paijoaovalenca@hotmail.com ou aiccabsb@hotmail.com Rua da Inglaterra - 121 - Muta - Bolívia - Valença/Ba, ou Rua Marechal Floriano , 420 - Centro - no "MOITUMBA SARA " Santa Inês/Ba

    ResponderExcluir
  10. CONTINUAÇÃO DO COMENTÁRIO ACIMA

    ATENÇÃO!
    Pode ser através do reembolso postal ou eletrônico, informe-me a despesa e eu pagarei.
    Sr. Roberto Barros Reis (Taata Ria Nkise Kimbanda – Kimunda)
    Srª . Maria Genoveva do Bonfim (Mam’etu Tuenda dya Nzambi), conhecida como Mª Neném
    Sr. Manoel Rodrigues do Nascimento (Taata Ria Nkise Kambambe)
    Sr. Manoel Ciriaco de Jesus (Taata Ria Nkise Ludiamungongo),
    Srª . Maria José de Jesus (Mam’etu Ria Nkise Lubidi), conhecida como Deré Lubidi
    Sr. Benedito Duarte (Taata Ria Nkise Nzambango)
    Sr. Gregório da Cruz (Taata Ria NkiseLambarasimbi)
    Srª . Iraildes Maria da Cunha (Mam’etu Ria Nkise Meseoji)
    Espero a compreensão de todos e ao mesmo tempo solicito a sua bênção
    João Carlos Carvalho Miranda - Tata Etu ua Nikisi Sibouamim
    Telf: 73.81215994 , 73.88846460 , 75.88792168 , 75.82009188 , 75.98055668 , 7591629067 , 73.99475691

    ResponderExcluir